O que é a técnica da Ventosaterapia? Conheça os benefícios.
A Ventosaterapia é um tratamento com copos “cups” que produzem vácuo quando contraídos na pele. O vácuo criado pela ventosa na pele promove sua sucção. É desta forma que os tecidos musculares são liberados e a circulação sanguínea melhorada.
Como a ventosa funciona?
A ventosa funciona quando os tecidos são liberados pelo vácuo, assim o sangue passa a ser mais oxigenado e os tecidos são nutridos pelo O2. Esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.
Significado da cor da ventosa
É comum vermos as marcas da ventosa, elas são visíveis e saem depois de uma semana de aplicação. Por isso a aplicação da ventosa é recorrente, ou seja, o terapeuta aplica a ventosa a cada semana até as marcas irem clareando.
Reação da pele e marcas da Ventosaterapia
A reação pigmentada da pele é relacionada com a falta de oxigenação do sangue e acúmulo de toxinas na pele. Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos. Por exemplo: a cor roxa seria uma estase severa do tecido (estagnação do sangue).
Ventosa com sangria
A Ventosaterapia pertence a acupuntura, portanto faz parte da medicina oriental chinesa. A acupuntura pode ser associada a Ventosaterapia através das aplicações de sangria por exemplo.
Ventosaterapia com sangria.
A sangria quando combinada com ventosa consiste na retirada do sangue do corpo, é uma técnica invasiva. Indicada somente para pessoas que possuem um fluxo normal de sangue (sem problemas de coagulação). A sangria consiste em agulhamentos que perfuram vasos sanguíneos, capilares, veias e pele. Através da perfuração o sangue é extraindo do corpo. A área mais comum para aplicar sangria são:
Costas
Face
Braços e Pernas
Cabeça
Mas por que fazer ventosa com sangria?
A ventosa com a sangria estimula a circulação do sangue e restabelece os canais energéticos do paciente. Como duas técnicas da medicina oriental, é preciso que o terapeuta conheça os canais energéticos da bioenergia (Tchi) e canais do sangue (Xue).
Quando estes dois canais são trabalhados na ventosa com a sangria, eliminamos o processo de estagnação do corpo e acalmamos o fígado. Apesar da combinação dessas técnicas trazerem bons resultados, a sangria é pouco praticada nas clínicas por causa do trabalho com sangue e a limpeza dessa liberação desse sangue. Uma questão de higiene e proteção!
Qual o local de aplicação da ventosa?
A Ventosaterapia é uma técnica de fácil aplicação, na China por exemplo: todas as famílias têm em casa pelo menos um kit de ventosa e um kit de agulhas sistêmicas da acupuntura. Apesar da facilidade de aplicação da ventosa, que consiste em bombar os copos de 2 a 5 vezes.
Esses copos não devem ser colocados aleatoriamente no corpo do paciente. Por exemplo: o fisioterapeuta coloca a ventosa onde o paciente sente dor, mas não deveria! Pois ventosa é aplicada na região posterior para refletir os órgãos, assim como na acupuntura.
Veja na imagem que cada local reflete um órgão. O fisioterapeuta e acupunturista deve ter isso em mente quando aplicar a ventosa:
Locais de aplicação para Ventosaterapia.
É por isso que a Ventosaterapia, não é um tratamento para liberação da tensão muscular somente! Essa imagem ficou associada, por exemplo nas olimpíadas de Pequim, quando os nadadores americanos iam para as provas com as marcas de ventosa. Na época ninguém entendia o que era.
Mas você já pensou que Pequim na China era o local perfeito para aplicar a ventosa? A quem diga que foi puro marketing para promover a técnica pelo mundo. Mas como falamos, os copos são aplicados no corpo para refletir os órgãos, esse é objetivo na medicina tradicional chinesa. Mas foi possível ocidentalizar a ventosa no mundo e tornar a técnica muito mais conhecida.
Marcas da Ventosaterapia no nadador Michael Phelps.
Quais os benefícios da ventosa?
Relaxar os músculos;
Eliminar a tensão muscular;
Estimular os pontos da acupuntura;
Melhorar a oxigenação dos tecidos;
Regular o PH;
Trazer a sensação de bem-estar e relaxamento ao paciente.
Na Fisioterapia a técnica da ventosa é associada para liberar as tensões na coluna, principalmente na lombar. Como técnica que favorece a liberação da musculatura é facilmente encaixada nas áreas de Ortopedia e Fisioterapia Desportiva.
No Brasil a técnica pode ser praticada somente por profissionais certificados. Se você tem interesse em utilizar a Ventosaterapia na sua clínica ou consultório, procure por instituições credenciadas e faça a qualificação e certificação adequada.
A técnica da Ventosaterpia ainda é pouco utilizada no Brasil e o mercado deve se desenvolver muito, buscando pelo método, já que a aplicação é relativamente simples e os benefícios são inúmeros.
Fonte: cliquefisio
Comments