top of page

A higienização do couro cabeludo


Para ter um cabelo bonito e saudável é necessário que ele seja bem cuidado e higienizado. Mas e o couro cabeludo? Você sabe qual é a maneira correta de fazer sua higiene? Hoje você vai aprender a cuidar adequadamente do couro cabeludo e descobrir qual o melhor xampu para cada tipo.

Primeiramente você deve molhar os cabelos e passar o xampu, de preferência neutro (aquele de líquido transparente) concentrando o produto no couro cabeludo e na raiz dos cabelos. Com as pontas dos dedos (jamais use as unhas), massageie o couro cabeludo em movimentos circulares, faça isso por toda a cabeça. A lavagem com o xampu retira a oleosidade, suor, células mortas e resíduos de poluição. É recomendado duas aplicações de xampu, a primeira para tirar a sujeira superficial, e a segunda para lavar o couro cabeludo, na segunda aplicação a lavagem pode ser feita com um xampu cremoso ou de aparência perolada para tratar o tipo de fio do cabelo (ressecado, opaco, com química ou coloração).

A higiene capilar é simples e não existem regras, mas existem diferenças de acordo com a região, por exemplo. Em locais mais úmidos é possível lavar os cabelos todos os dias, principalmente quem tem fios finos e raiz oleosa, pois quanto mais tempo sem lavar mais oleoso e com uma aparência esquisita, além de contribuir para o aparecimento da dermatite seborreica. Para quem tem cabelos secos, não é muito recomendado o uso do xampu diariamente, pois o cabelo fica com o aspecto mais ressecado.

O uso do condicionador após a lavagem é indicado apenas do comprimento do cabelo até as pontas, pois o creme tampa os poros capilares podendo aumentar a oleosidade do couro cabeludo e em alguns casos causando o aparecimento de caspas. O uso do xampu cremoso em excesso também tende a obstruir os poros, além de formar placas no couro cabeludo que irá descamar (caspa cosmética). Nenhum tipo de cabelo deve ter um intervalo longo entre as lavagens, pois esse tipo de conduta pode causar: excesso de oleosidade na raiz, descamação, dermatite seborreica, entupimento do poro, falta de oxigenação, falta de nutrição, logo uma queda antecipada do fio e alopécia (queda dos fios podendo não voltar a desenvolver um novo pêlo), além de mau odor.

Evite esfregar o comprimento dos fios, seja na lavagem com xampu, ou ao secar com a toalha, pois pode desestruturar a cutícula que envolve o fio e causar frizz, o efeito arrepiado tão temido.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

(85) 3300-1848  |  (98) 3042-1757  |  (84) 4042-0906 

bottom of page